Que crianças precisam brincar e ter atenção dos seus responsáveis não é novidade pra ninguém, mas e quando elas já tem isso e mesmo assim parecem não estar bem ou acabam apresentando irritabilidade e agitação sem motivo?

Podemos qualificar o dia-a-dia das crianças através de uma abordagem simples, mas que exige dos responsáveis certa insistência e dedicação: estabelecendo rotina! Não é apenas sobre ter horário para cada atividade ao longo da semana e sim estabelecer qual a sequência dessas tarefas no dia-a-dia, o que deve ser feito primeiro, qual é o “dever” e qual o “lazer” daquele dia e sempre colocar a criança como protagonista dessa organização. Dessa forma a mente e o corpo da criança conseguem trabalhar para dispensar a energia de forma adequada a cada um dos afazeres.

É claro que uma rotina muito rígida também pode gerar certo desgaste, porém, quando a organização do cotidiano se torna um hábito até mesmo os combinados e consequenciamento de atitudes negativas (os famosos castigos) são ainda mais fáceis de serem arranjados com a criança. Ter responsabilidades os ajuda a amadurecer e se sentir parte da família, enquanto se divertir todos os dias é a melhor forma de garantir o aprendizado dos pequenos. Assim, equilibrar a forma com que preenchemos o dia-a-dia das crianças é uma excelente estratégia para que tenham maior qualidade de vida.

Espero que tenham gostado do conteúdo! Falaremos mais do bem estar infantil em outros textos. Tchau!

Ass.: Cinthia Bissa, terapeuta ocupacional, especialista em saúde mental!